terça-feira, fevereiro 10, 2009

A Razão do Mário Crespo

Mario Crespo
A primeira vez que lembro do Mário Crespo foi algures no início dos anos oitenta. Penso que ele estava a fazer uma reportagem num país africano e, em directo, alguém lhe mandou um valente empurrão que o fez voar para fora do écran com um sonoro e involuntário "FODA-SE!".
O Foda-se do Mário Crespo foi um sucesso na época, porque até então não se tinha ouvido um repórter soltar palavrões em directo, mesmo que involuntários. Desde essa altura que acho piada ao Mário Crespo – um gajo que coloca Fodasses involuntários no ar é um gajo que merece todo o meu respeito, neste paisinho onde os Foda-se se dizem à boca calada ou à porta fechada, e cada vez menos em directo.
Recentemente o Mário Crespo escreveu um Foda-se. Foi no Jornal de Notícias. Desta vez não foi um Foda-se involuntário, foi mesmo à séria. Mais uma vez achei piada ao Mário Crespo. E como gajo que merece todo o meu respeito, aqui segue o seu mais actual Foda-se. Que pena não existirem mais Mário Crespos por aí…

Façamos de conta que nada aconteceu no Freeport. Que não houve invulgaridades no processo de licenciamento e que despachos ministeriais a três dias do fim de um governo são coisa normal. Que não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos e a referir montantes de milhões (contos, libras, euros?). Façamos de conta que a Universidade que licenciou José Sócrates não está fechada no meio de um caso de polícia com arguidos e tudo.

Façamos de conta que José Sócrates sabe mesmo falar Inglês. Façamos de conta que é de aceitar a tese do professor Freitas do Amaral de que, pelo que sabe, no Freeport está tudo bem e é em termos quid juris irrepreensível. Façamos de conta que aceitamos o mestrado em Gestão com que na mesma entrevista Freitas do Amaral distinguiu o primeiro-ministro e façamos de conta que não é absurdo colocá-lo numa das "melhores posições no Mundo" para enfrentar a crise devido aos prodígios académicos que Freitas do Amaral lhe reconheceu. Façamos de conta que, como o afirma o professor Correia de Campos, tudo isto não passa de uma invenção dos média.

Façamos de conta que o "Magalhães" é a sério e que nunca houve alunos/figurantes contratados para encenar acções de propaganda do Governo sobre a educação. Façamos de conta que a OCDE se pronunciou sobre a educação em Portugal considerando-a do melhor que há no Mundo. Façamos de conta que Jorge Coelho nunca disse que "quem se mete com o PS leva". Façamos de conta que Augusto Santos Silva nunca disse que do que gostava mesmo era de "malhar na Direita" (acho que Klaus Barbie disse o mesmo da Esquerda). Façamos de conta que o director do Sol não declarou que teve pressões e ameaças de represálias económicas se publicasse reportagens sobre o Freeport. Façamos de conta que o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira não me telefonou a tentar saber por "onde é que eu ia começar" a entrevista que lhe fiz sobre o Freeport e não me voltou a telefonar pouco antes da entrevista a dizer que queria ser tratado por ministro e sem confianças de natureza pessoal.

Façamos de conta que Edmundo Pedro não está preocupado com a "falta de liberdade". E Manuel Alegre também. Façamos de conta que não é infinitamente ridículo e perverso comparar o Caso Freeport ao Caso Dreyfus. Façamos de conta que não aconteceu nada com o professor Charrua e que não houve indagações da Polícia antes de manifestações legais de professores. Façamos de conta que é normal a sequência de entrevistas do Ministério Público e são normais e de boa prática democrática as declarações do procurador-geral da República. Façamos de conta que não há SIS. Façamos de conta que o presidente da República não chamou o PGR sobre o Freeport e quando disse que isto era assunto de Estado não queria dizer nada disso.

Façamos de conta que esta democracia está a funcionar e votemos. Votemos, já que temos a valsa começada, e o nada há-de acabar-se como todas as coisas. Votemos Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila ou o que quer que seja. Votemos por unanimidade porque de facto não interessa. A continuar assim, é só a fazer de conta que votamos.

Mário Crespo

4 comentários:

sara disse...

HP Printer Support Phone Number

HP Printer Technical Support Number


Canon Printer Support Phone Number


canon Printer Technical Support Number



Epson Printer Support Phone Number



epson Printer Technical Support Number

HP Printer Support disse...

hp Printer
hp printer Support

hp Support

brother printer
brother printer Support

brother Support

canon printer
canon printer Support

canon Support

epson
epson printer Support

epson Support

Dell Printer
dell printer Support

dell Support

Lexmark Printer
Lexmark Support

Lexmark printer Support

Newton disse...

canon printer tech support number

canon Printer Support Number

canon Printer Support Number USA

canon Printer Support

canon Tech Support

canon Printer Customer Support

canon Printer Customer Service Number

canon Printer Technical Support Phone Number

canon Printer Customer Service Number

canon Printer Customer Support Number

call canon printer support canada

canon Printer Customer Helpline Number

canon maxify printer support code 5c01

canon printer mx452 support code 5100

canon printer support code 1689

canon printer tech support number canada

canon pixma printer support code 1660

canon printer offline support

canon printer support code 5011

canon printer support code b200

canon printer technical support number us

canon uk printer support

contact canon printer tech support

canon printer driver support

canon printer help support number


canon printer technical support phone number

canon Technical Support

canon Printer Tech Support Phone Number

canon Printer Tech Support Number


canon printer is not responding

canon printer error code 6000

how to fix canon printer error code 5800

canon printer driver support

scanning images from canon printer

how to fix canon printer error code 306

mary disse...


فني صيانة مكيفات بالرياض
افضل شركة تنظيف مكيفات بالرياض
شركة دهانات بالرياض
شركة ديكورات بالرياض
تمديد نحاس بالرياض