quinta-feira, março 30, 2006

A Razão do Sócio

sócio
Uma sociedade é como um casamento - quem tem quer saír, quem não tem quer entrar. Com uma agravante: é muito mais fácil, embora igualmente dispendioso, livrarmo-nos de um conjuge do que de um sócio.
Quem tem um negócio próprio, sem sócios, acaba por a dada altura pensar que a sua vida seria mais fácil se tivesse um sócio que pudesse ajudá-lo a ter uma vidinha com um pouco mais de qualidade, com quem pudesse repartir as preocupações, as contas, e se a coisa der certo, os lucros. A merda começa exactamente aqui, quando se tem que optar entre um sócio teso mas cheio de vontade de trabalhar, ou entre um sócio com dinheiro com menos vontade de trabalhar (um sócio com dinheiro e cheio de vontade de trabalhar é tão vulgar como um unicórnio, e faz parte das figuras míticas de qualquer sociedade comercial).
O sócio teso começa normalmente por ser um mouro de trabalho porque precisa de mostrar que, apesar de não ter contribuído financeiramente para a sociedade, põe todas as suas energias ao serviço desta. Aparentemente isto é bom. Mas na realidade não é, pelo menos a médio prazo: ao fim de um ano a bulir que nem um maluco, o sócio teso começa a achar que afinal merecia ganhar mais do que ganha – afinal de contas esfalfa-se a trabalhar... e aqui começa a merda com o sócio teso.
O sócio com dinheiro entra na sociedade com aquela atitude do «teres-me aqui já é muito bom» e a merda tende a acontecer muito mais rápido, porque o sócio com dinheiro não se acha com a obrigação de trabalhar tanto ou mais do que o dono original do negócio. E infelizmente, dinheiro ajuda mas não é tudo.
O gajo que queria arranjar um sócio para ter uma vidinha mais facilitada acaba sempre por arranjar uma bomba relógio que acabará por rebentar mais tarde ou mais cedo, arrasando literalmente a sociedade, estragando o negócio, e arranjando uma série de novos problemas que não existiriam se nunca tivesse existido um sócio.

Moral da história: se o negócio te corre bem a ponto de achares que precisavas de um sócio para te ajudar a fazer crescê-lo ainda mais, vende! É muito mais rentável do que arranjar um sócio.

Sem comentários: