segunda-feira, março 20, 2006

A Razão do Anónimo

anonimo
Há uns dias atrás entrei pela primeira vez num blog de um indivíduo que naquele dia decidiu assumir o seu nome no blog e, acto contínuo, abrir a caixa de comentários (que, pelo que depreendi, nunca tinha estado acessível a ninguém até então) a todos os que se identificassem. Dizia o senhor que apagaria todos os comentários anónimos: toda a gente teria que se identificar para poder comentar.
Na semana passada foi insultado por um comentador de um blog onde costumo escrever regularmente. Dizia este indivíduo que eu não me identificava por cobardia.
Eu acho que há malta profundamente desiquilibrada na blogosfera. E há malta que leva isto demasiado a sério. Quando se aborda a questão dos anónimos na blogosfera só posso achar que que estou enfiado no meio de uma cambada de anormais que consideram que só pelo facto de terem criado um nick deixaram de ser anónimos.
Tirando algumas figuras públicas que lhes conhecemos o nome, 99% dos blogueiros são anónimos. Mas o simples facto de terem um blog e usarem um nick tipo «Boi Almiscarado» dá-lhes, aparentemente, uma identidade qualquer que lhes faz perder o anonimato. E enervam-se à brava quando um «anonymous» lhes entra pelo blog adentro a fazer comentários menos favoráveis. Vai-se a ver e o Boi Almiscarado é um diligente funcionário público que trabalha ao lado da Doidinha Pra Dar, que por sua vez é secretária do Arrubenta D’Odivelas, casado com a Sedutrix. Aposto que se tratam pelos nicks diariamente:

- Oh Dr. Arrubenta D’Odivelas, ligou a senhora Sedutrix a pedir para que hoje passasse pelo infantário a buscar os miúdos porque está retida numa reunião com o Espeta-mo.
- Ok. Obrigado, Doidinha. Faça-me um favor e peça aí ao Boi para antecipar a entrega do relatório porque tenho de saír mais cedo.

Os tipos que usam nos blogs (supostamente) o seu próprio nome também devem achar que não são anónimos. É vulgar vermos blogs assinados por «Manuéis Costa», «Joões Paulos Silva», «Carlos Lima» e o raio que os parta. O simples facto de usarem um nome corrente dá-lhes uma saída do anonimato. Mesmo que o nome que usam seja mesmo o nome deles não deixam de ser uns anónimos quaisquer a escrever num blog o que lhes passa pela cabeça. O facto de colocarem as suas anónimas e desinteressantes vidas à vista de quem quiser ver não os tornam menos anónimos do que o Boi Almiscarado. Não se iludam.
Se não fossem tão poucochinhos da moleirinha, estes anti-anónimos pseudo-identificados não se preocupariam com a identidade de quem escreve ou comenta na internet. É infinitamente mais interessante ver o que as pessoas têm para dizer e mostrar, do que saber quem é que está a dizer. Infelizmente, nesta novela mexicana, o que interessa é quem diz e não o que diz. Não iremos longe assim, ò labregos.

Sem comentários: