quarta-feira, novembro 28, 2007

A Razão de Não Irmos Lá

ir la

«Assim não vamos lá» é uma daquelas nossas expressões que não tem correspondência em nenhuma outra língua. É um exclusivo nacional, quer na forma como no conteúdo. Todos nós sabemos que «assim não vamos lá». E se o «assim» é fácil de explicar e entender, porque basicamente se estende a tudo o que possamos fazer enquanto portugueses, já o «ir lá» se reveste de um sentido inexplicável que, na minha opinião, contribui para que de facto nunca lá cheguemos.
Sabemos que o país está a correr mal e que, se as coisas continuarem «assim, não vamos lá». A situação não é nova e assim não temos ido lá há alguns séculos. Convém no entanto perceber esta obsessão portuguesa em «ir lá». Porque raio havemos de ir lá? E onde fica isso? Ninguém sabe. E o problema reside exactamente nisso: andamos meio perdidos há séculos porque assim não vamos lá, mas não fazemos a mínima ideia onde é que lá fica. Sabemos apenas que não é assim que lá chegamos.
A verdadeira questão que devemos colocar não é saber onde é que é lá. Esse lugar estranho onde teimamos em nunca chegar por uma razão ou outra. A questão fundamental consiste em saber por que diabo havemos de ir lá e não podemos ficar exactamente aqui. Talvez porque estejamos fartos de aqui estar. Eu estou. Por isso mesmo é que este blog assim não vai lá.

Mesmo não indo lá, a «Razão» cumpriu hoje, precariamente, o seu terceiro aniversário. Durante a próxima semana vai cumprir-se a tradição de publicar o best of de 2007. Depois logo veremos se o blog vai lá ou não.

3 comentários:

SAM disse...

Yuhhuuu! O regresso!

Espero com a sua participação da campanha do Dia dos Direitos Humanos!

Flávio disse...

Na minha opinião este blog está lá.
Welcome back!

steve disse...


افضل شركة نقل عفش من جدة الى الرياض شركة نقل عفش من جدة الى الرياض
شركة نقل عفش من جدة الى دبي شركة شحن عفش من السعودية الى دبي

معلم دهانات بالرياض

ارخص شركة نقل عفش بمكة
شركة نقل عفش من جدة الى الاردن شركة شحن عفش من السعودية الى الاردن