quinta-feira, abril 06, 2006

A Razão do Alterne

alterne
Sempre me causou alguma curiosidade a expressão «alterne» para designar um determinado tipo de estabelecimento, pela simples razão de não perceber exactamente a que nos referimos quando dizemos alterne. É ao estabelecimento ele próprio? Um bar é de alterne porque é uma alternativa a um bar que não seja de alterne? Isto já explicaria muita coisa, pois quando nos fartássemos do nosso bar do costume íamos a um bar de alterne. Alternávamos, estão a ver? Mas não me parece que seja esta a explicação do nome.
Um amigo algarvio defende que talvez esteja relacionada com o tipo de bebidas que se servem nos estabelecimentos de alterne: qualquer frequentador deste tipo de estabelecimento é sedutoramente motivado a consumir variados tipos de bebida (com preferência para as bebidas brancas) bem como a pagar bebidas a donzelas de vida decididamente duvidosa. Faz parte do modus operandi da coisa. É daqui talvez que nasce a palavra alterne, uma vez que as donzelas, para não apanharem um pifo e se vomitarem todas durante a primeira hora de expediente, vão alternando as suas bebidas com água - dizem as entendidas que a técnica de alternanço consiste em 5% de bebida alcoólica para 95% de água. Aos frequentadores é incentivado o consumo puro, sem alternanço, sendo permitido que alternem com gelo, mas pouco. É bem provável que o alterne de água e gelo esteja na origem da designação, mas não me convence muito.
A explicação mais consistente, é-me dada por um amigo de Bragança. Explicou-me ele que a diferença de um bar para um bar de alterne são as gajas. «Num bar elas andam doidas pra dar» dizia-me ele «ao passo que num bar de alterne elas querem mesmo é receber». É óbvio que esta explicação me deixou exactamente na mesma, sem vislumbrar qual a relação disto tudo com a designação «alterne».
«Nenhuma.» respondeu-me ele desinteressadamente «Mas resume-se tudo às gaijas. Vais a um bar de alterne para arranjares uma alternativa à tua gaija, tás a ver? Alternas.»

Nada como a opinião abalizada de um especialista...

1 comentário:

Licantropo disse...

Caro jovem amigo,

A origem da expressão "casa de alterne" prende-se com o facto de que as mulheres que por lá andam, não são (enfim...) prostitutas. São alternadeiras.

O que se passa é o seguinte, o homem (note-se homem com h pequeno) vai a uma casa dessa natureza, bebe uns copos (muitos) incentivado pela companhia que arranja por lá.
Claro que cada bebida é facturada a um preço exagerado, e claro que a menina bebe tanto como o homem, mas bebidas com elevado teor em água, como já foi referido. Daqui, o homem engata a gaja e não paga pelo serviço sexual, mas sim pela enorme conta no bar e em geral pelo aluguer de um quarto facturado à hora. Parte deste dinheiro vai para a funcionária.
Mas sem perder o fio da ideia, estas funcionárias nunca estão no mesmo bar a trabalhar durante muito tempo, vão alternando de bar em bar... 15 dias em Bragança seguidos de 1 mês em Lisboa, e por aí fora. Ou seja, vão alternando de bar em bar, conforme o negócio.
Daí "casa de alterne", na qual trabalham as "alternadeiras".
Espero ter ajudado para o esclarecimento da tua dúvida.