sexta-feira, fevereiro 10, 2006

A Razão do Turista Japonês

turistajapones
Só há uma coisinha pior que portugueses em férias. São os japoneses em férias. Já alguma vez se cruzaram com um grupo de turistas japoneses? Não parecem todos o mesmo japonês clonado até à quinta casa? Com aquele sorrisinho estúpido, dentes de coelho e óculos redondos, e de máquina fotográfica digital à volta do pescoço a tentar fotografar tudo à volta num raio de 2 metros e a curvar-se repetidamente para a frente como se o tronco tivesse vida própria e insistisse em manter-se na horizontal?
É enervante olhar para um grupo de turistas japoneses. Parecem lemmings. Não conseguem andar sozinhos. Aliás, têm um pavor de morte em andar sozinhos. Um japonês só vai de férias quando consegue assegurar, junto da sua agência de viagens, que com ele vão pelos menos 150 gajos. E depois lá vão eles todos juntos para todo o lado a sorrir com aquele ar de trissomia 21, a soltar pequenos gritinhos de entusiasmo.
Não queiram fazer férias em destinos povoados por japoneses. Estão a ver a piscina do resort? Quando um japonês decide ir tomar banho na piscina é seguido por todos os outros, de câmaras à prova de água ao pescoço, tornando a piscina numa espécie de pires de aletria, amarelo e pastoso. Quando um japonês decide aprender a mergulhar com garrafas o melhor é esquecermos o curso de mergulho e voltar 3 meses depois, altura em que o último japonês do grupo acabou de fazer o dito curso.
Para quem quiser enriquecer no Japão à conta destes lemmings deixo uma dica: vão para lá vender espelhos de bolso. Chamem-lhes de kit de viagem. Assim quando um japonês se perder do seu grupo de férias pode sempre sacar do seu espelho, apontar para si, e sentir-se reconfortantemente acompanhado. Sucesso garantido. Que povo de babacas...

1 comentário:

Anónimo disse...

você parece ser meio pertubado com a presença dos japoneses aqui no brasil, será que vc eh assim pq nao consegue ser mais inteligente que eles, ou será que eh pq vc num tem o olho puchado e nao vive num dos paises mais ricos,
É graças a eles que vc vive cercado de tecnologia, tenho orgulho de ser japonesa e morar no brasil e vergonha de vc ser brasileiro, pq o povo brasileiro sabe reconhecer e ser grato, mas num dia que vc for ao japao, quero ver se vc tbm nao vai querer andar com uma camera na mao registrando tudo o que tem de mais estupendo, pois nossa cultura e costumes sao bastante ricos e damos valor, ao contrario de vc, que em vez de ficar ai chingando os turistas deveria agradecer pois fazemos rodar aki nosso dinheiro e assim todo um comercio. agora duvido se vc num tem nada dentro da sua casa que nao seja fabricado no japao!