sexta-feira, outubro 14, 2005

A Razão dos Escuteiros

escuteiros

Crianças vestidas de idiotas lideradas por idiotas vestidos de crianças. Se há organização juvenil que me irrita de sobremaneira são os escuteiros (eles gostam que lhe chamemos de escoteiros), todos fardadinhos de meiazinhas pelo joelho, cantando a marchar em direcção a um qualquer bosque onde irão exercer os seus rituais de plástico, inventados por um gajo que para além de pedófilo, gostava de se automutilar na genitália usando o seu canivete de mato. Sim, Baden Powell tinha problemas. O que eu não percebo é porque ao fim destes anos todos, estas criaturas continuam a povoar o planeta, divididos por agrupamentos, grupos, alcateias e clãs.
Os escuteiros fazem-me lembrar aquelas tribos perdidas do Amazonas, que continuam a fazer a sua vidinha alheadas daquilo que se passa à sua volta, com uma agravante: os gajos não estão no Amazonas. E é uma pena.
Os idiotas vestidos de crianças ainda os percebo: o mundo dos adultos é muito feio e os gajos recusam-se a crescer, quais Peter Pans com atraso mental e problemas de integração. Para eles nada é melhor que usar o belo do calçanito e uivar à lua até à idade da reforma. Há quem use drogas, estes preferem os calções. Mal por mal, os calções são mais baratos.
Quem eu não percebo mesmo são as crianças. O que leva um jovem mamífero a usar um calção ou uma saia peliçada e a desbravar mato como se não houvesse amanhã? Quão motivador pode ser saír em grupo para observar a nidificação das garças reais? Que excitante poderá ser acender uma fogueira usando duas pedras e um isqueiro?
Será que existe um tratamento de electrochoques que lhes resolva isto?
Enquanto não vislumbro uma resposta concreta para este fenómeno vou continuar a achar que tudo isto é um grande equívoco: que na realidade os escuteiros são uma fachada para deboches dionísicos no mato – tudo direitinho e compostinho até à zona mais cerrada do bosque, e a partir daí ninguém é de ninguém, tudo nú, mais cavalos e anões. Baden Powell style, somalis não incluídos.

18 comentários:

Anónimo disse...

O senhor(a) concerteza não andou , não anda nem andará nos escuteiros é pena mas ainda bem que sim porque gente do seu tipo não queremos lá , só para lhe explicar 0os escuteiros têm um programa educativo reconhecido pelo estado , e demais ministérios , e antes de demais tenha cuidado com a imagem que coloca em volta do cne assim como as afirmações que o senhor faz.

Anónimo disse...

Onde esta a razao no teu post? so escrita da treta

Anónimo disse...

Quanta BESTEIRA uma pessoa sem um pingo de conhecimento é capaz de dizer, meu Deus.
Faça o seguinte, antes de criticar algo de forma tão voraz, CONHEÇA primeiro.

Acesse: www.escoteiros.org e conheça um pouco do movimento escoteiro. Quem sabe assm, conhecendo, vc tenha pelos menos argumentos PLAUSÍVEIS?

E SIm, sou escoteira há 10 anos (tenho 19) e me orgulho muito disso.

Anónimo disse...

Pois é... Há quem use o seu tempo de formas muito diferentes... Há quem seja escoteiro, aprenda, cresça e se divirta, e há quem o use para escrever blogs idiotas sem fundamento nem razão de ser.

Se calhar inteligente era ser informado antes de dizer coisas sem juízo.

Anónimo disse...

Quando entrei para os escoteiros pensei que nao me ia divertir e conhecer pessoas espectaculares. Pelos vistos, enganei-me! Sou escoteira desde os 11 e nunca me arrependi de ter la ficado. Nao falem do que nao sabem porque se conhecesse o movimento escotista, entao essas ja nao eram as suas palavras. E eu e que tenho pena daqueles que nao sabem o que e o escotismo e que nunca exprimentaram. E quem opta por drogas, sao os drogados que escrevem posts e blogs assim.

Anónimo disse...

aki esta um post d um nao escoteiro...

concerteza n esperava otros comentarios pralem dos d escoteiros revoltados..

mas a razao do post deconheço-a..

sim, sou escoteiro, n hamto tempo.. e tambem n ha mto tempo pensava dessa maneira..

a integraçao nesse mesmo grupo d "crianças vestidas d idiotas" fez-m mudar d opiniao...

n era mau s tivesse pertencido a um grupo, mas cada um tem o direito d escrever o k kiser sobre o k kiser...

enfim.. n m incomodou est post, ate m fez rir...

aconselho-o a tentar saber mais..

Anónimo disse...

Há mesmo quem não tenha vida não há?.. Não vejo razão para este post.. típico de quem não tem vida. O comment do "escOteiro" é meu também, mas não vejo razão para deixar de reparar duas vezes que há quem seja muito ridículo.

Anónimo disse...

AHAHAHAH... Fez-me rir... sim porque isto deve ser uma anedota...
Por acaso o senhor informou-se do movimento escotista antes de fazer este posto ridiculo que eu considero, ao ter lido isto, um desperdicio de tempo de vida...
É que se não, então penso que não deveria de fazer um post sobre algo que não sabe.
Se realmente se informou, então ou percebeu tudo mal, ou então o seu nivel de inteligencia nao é o suficiente para perceber que os escoteiros é um movimento que luta por um mundo melhor e pela formação de jovens escoteiros por todo o mundo...
Talvez agora perceba o que realmente é o escotismo, se ainda não percebeu... não vou gastar mais tempo porque nunca irá perceber...

Anónimo disse...

Mas qem eh qe so diz porcaria desta man?
E experimentares nao? seclhar expremientares antes de falar nao te ficava nada mal, mas naa mal mesmo, assim so' ficas eh mal visto disso pds ter a certeza e n so dos escOteiros sim escOteiros porqe ah 3 Associacoes, os AEP - associaco de escOteiros de portugal, qe por acaso nao usam saias, depois CNE - Corpo nacional de escUtas, ou seja os escuteiros com U, qe esses sim usam saias e tem callcoes azuis e teem ligamento ah igreja e depois ah AGP - associacao das guias de portugal so para raparigas, seclhar disto mais qualqer coisa so por causa desse ESCUTEIROS QE GOSTAM DE SER TRATADOS POR ESCOTEIROS, pequiza yah?
MANCATE !

Anónimo disse...

meu animal... no dia em que tu fizeres 89 km em 12 horas, em regime noturno, com 1l de agua e pouca comida....... quando tu fizeres os picos mais altos de portugal em 6 meses (2 deles em 5 dias), quando passares metade daquilo porque muitos de nos passamos, e quando o passares com 5 companheiros que aprendeste a respeitar e ajudar........ ai podes ousar falar do escotismo.......e acredita que QUALQUER escoteiro tem a capacidade fisica e psicologica para fazer estas "proesas". queres saber qual é a piada disto tudo? queres saber a razao? a unica maneira é vivendo o escotismo. trata-se de realizaçao pessoal....................... e podes ter a certeza, no dia que houver uma catástrofe (tal como um terramoto, furacao, etc) tu serás dos primeiros a socumbir. nao saberas subreviver sem tecnologia, nao saberas o que fazer pra salvar a tua familia e a ti proprio, seras vitima da seleçao natural, ultrapassado, nao evoluido..... e seras descartado, e numca mais lembrado. a tua vida nao foi nada. foi tudo em vao.

Anónimo disse...

Como é que há pessoas assim?

as pessoas que NAO sao escoteiras nao sabem o que perdem!

conhece-se muitas pessoas, vivem-se aventuras inesqueciveis.. bem, alguem melhor do que uma escoteira para falar disto?

Na minha opiniao .. o senhor precisa de se informar MT MAIS sobre o movimento escotista .. os escoteiros podem nao ter o seu pro'prio mundo, mas para quê ser ambiciosos se pouco e pouco podemos mudar o mundo que nos rodeia? Nao queremos ser os herois disto e herois daqilo, queremos apenas que as pessoas todas possam viver bem! Um sorriso de uma pessoa necessitada que ajudamos e' uma alegria tremenda para no's! Sentimos que pudemos fazer qualquer coisa por uma pessoa que apesar de nao conhecermos ficou mais feliz! Dai ao facto de os escoteiros fazerem actividades em associacoes como o Banco Alimentar, a ajuda a canis, etc .. sem querer nada em troca! E daqui a uns anos quem escreveu isto ao ler estes comenta'rios deve-se sentir envergonhado por ter escrito uma barbaridade destas! Sim porque neste momento deve pensar que ele e' q tem razao e que as experiencias destes escoteiros todos nao lhe diz nada.

Pense bem no que escreveu .. porque esta' enganado, alia's muito enganado!

Os escoteiros e' uma coisa fascinante, sou escOteira e vou continuar a ser!

So' fala mal dos escoteiros quem nao nos conhece! ..

Anónimo disse...

Para mim esta pessoa que escreveu este comentário sobre os escoteiros infelismente não conhece a realidade do que é ser pois vc deve ser uma pessoa recalcada e sem amigos pois, os escoteiros tem amigos por onde ele vá e eu não sei por que estamos perdendo tempo com uma menssagem com esta, pois quem realmente conhece a filosofia de vida de um escoteiro sabe que ele é uma pessoa de bem e não fica realizando comentários indecentes como o que foi dito, eu nasci escoteiro, cresci escoteiro, e se Deus quizer vou morrer escoteiro.

Anónimo disse...

Só uma anormal (que me perdoem os que têm dificuldades mentais ou motoras) pode falar assim de uma Associação como os ESCUTEIROS. É lamentável que alguém desta natureza viva e sobreviva entre populações racionais.
Lamento dizer mas talvez o seu local de vida deva ser uma «pocilga», isto se lá for admitido, pois nem lá é bom para si.

Anónimo disse...

Se a ignorância matasse...
Vê-se mesmo que não conhece o movimento. Se usamos calções faça calor ou neve é porque o escuteiro não teme a adversidade e só um inculto desconhecedor do que o escutismo é é que pode fazer estas afirmações, sendo em que forma for do escutismo, escotismo, guidismo, mynions, como quiser. Queria ser você metade da personalidade que é B.P.!

Anónimo disse...

comcordo pelenamente com tudo o que foi dito pelo Aeof...bem vou-me aprezentar sou escUteiro a 9 anos e todos os comentarios estao correctos tirando uns promenores mas nao importa eu entrei so para exprimentar quando tinha 7 anos, vi entrar muita gente mas sair foram poucos(ja escrevi varias vezes esta fraze em varios blogs)conheci pexoal mt fixe e nunca me irei esquecer deles e delas...



um escUteiro precorre varios quilometros com pouca comida e agua com malas muito pesadase chega ao fim sem esforço aparente...



Lobo artista...

PhilippeMarques disse...

"Crê nos que buscam a verdade, duvida nos que a encontraram" - André Gide.


Se acha que encontrou a verdade ou a RAZÃO neste post, ainda bem para si, mas eu duvido.

Não há maior ignorância do que faltar ao respeito ao trabalho dos outros, sem sequer saber do que opina, e pior ainda, tornar publica essa opinião completamente sem fundamento e sem nexo.

Se quer ser reconhecido pelo seu trabalho, seja inteligente: pesquise, organize, crie, revise, corrija, teste, e depois sim, mostre ao mundo.
Aprendi-o nos escuteiros.

Falar do que não se sabe, é normalmente definido por "chico-espertismo".

Anónimo disse...

Há pexoax mxm infelixex. n há...
pexoax k himilhao a MAIOR axuciaçao do mundo xo pork apetece!
1º o senhor(a) n xebe mxm u k diz poix n?? devia imformarxe xeu(xua) Parvalhao(lhona).
2º os ecUteios n gostao k ox chamem d escOteiros nem vise versa.
3º Baden Powell era uma pessoa rexpeitavel, andou na tropa e viagou pelo mundo inteiro onde adekiriu conhecimentos.
4º Nos n fazemus "rituais" nem coixa parexida. nos fazemux acampamentos, nexex acampamentos vevemux em convivio e fazemux contruxoex com nox k aprendemux.
5º como ja lhe disseram ha 3 associaçoes: o C.N.E. Corpo Nacional de Escutas (EscUteiros católicos); A.E.P. Associaçao de EsOteiros de Portugal (Escuteiros sem religiao); A.G.P. Associaçao de Guias de Portugal (so pra Raparigas).
6º Em qualquer associaçao de Escuteiros Aprendemux tecnicas de subrevivemcia meu grande Amormal.
7º Eu fui para os Escuteiros a pansar k era xo acompamentos axim, max n xo, temux enventox dentro e fora du pais, conhexemux malta nova, por cauxa dux Escuteiros u ano passadu fui a londres e exte era pra ir a suiça.
8º se foxxe uma pexoa normal entenderia que os escuteiros é um movimento k nox ajuda a entender u mundo a noxxa volta.
9º Eu extou revoltada kom ixtu tudo e kom exte blog k n vale k eu teija a perder u meu tempoa tentar explicar kuanto é bom u Excutixmu, nem voce!
10º veija u site e TALVES tenha algu para xe keixar. Eu n Tenhu pk o movimento exkutixta era onde devia tar muita gente pra u mundt extar bem melhr, voce n, pk pexxoax axim n perxixamux.

« Deixa o mundo um pouco melhr do que o emcontraste » Palavras ditax por B.P. (Baden Powell)

Anónimo disse...

O senhor... desculpe outra vez...é do habito...A MENIMA IGNORANTE QUE SE DEVIA INFORMAR EM VEZ DE FAZER FIGURA DE PARVA não deve ter nenhum conhecimento escutista, acho que devia pesquisar e ficar a saber que os escuteiros são a maior associação do MUNDO; são uma associação respeitavel, educa-nos e além disso, somos todos uma "familia"; escuteiros é um bocado diferente de escoteiros,é que os escuteiros são cristãos e os escoteiros não mas mesmo assim temos a mesma rezão de estar neste movimento escutista: Banden-Powell foi um senhor respeitável, andou na tropa e correu o mundo onde adquiriu muitos conhecimentos. É uma pena não saber isto e muito mais e também tenhu pena de nunca venha a fazer parte do CNE(Corpo Nacional de Escutas), do AEP(Assoçiação dos Escoteiros de Portugal)ou mesmo das Guias de Portugal(visto que parese uma menina...)