terça-feira, novembro 30, 2004

A Razão dos Americanos

redneck

Numa das minhas idas a Inglaterra ouvi uma turista americana perguntar a um descontraído velhote londrino “How beautifull… is that building pre-war?”, “No Milady” respondia ele com um ar enfastiado “It’s pre-America.

Os americanos são, como sabem, um dos povos mais abertos do nosso planeta: têm uma noção globalizante do mundo que os rodeia; são curiosos por descobrir e aprender com outras culturas; falam uma quantidade de línguas diferentes; têm uma perspectiva muito espiritual do mundo; e acreditam que dentro de cada um de nós há um americano a querer saír.
Ultimamente este maravilhoso povo tem vindo a observar uma queda de popularidade no mundo ocidental e anda a lidar mal com o facto. De país dos bravos e pátria dos livres passaram, nos últimos anos, a ser vistos como uns cabotinos mimados que gostam de se armar em polícias do mundo.

E então decidiram fazer aquilo que qualquer cabotino mimado faria no lugar deles: um livrinho de bolso que os ajudasse a lidar com tudo aquilo a que não é americano.
O livrinho tem um nome pomposamente americano, claro está, e contém todas as informações necessárias para se poder circular pelo planeta na condição de americano. Hilariante… eles é que têm razão.

Se houver por aí algum americano com problemas em lidar com a cultura portuguesa (já não bastam os portugueses a lidar mal com a sua própria cultura), pode fazer o download desta pequena pérola da civilidade pluricultural aqui.

Sem comentários: